A APPD – Associação de Pessoas Portadoras de Deficiência “São Francisco de Assis”, iniciou seus trabalhos em abril de 1992, com reuniões que aconteciam no CIC – Centro de Integração Comunitária de São João da Boa Vista.
Em fevereiro de 1993, com auxilio dos sócios contribuintes foi montada a primeira sala de fisioterapia, atendendo 2 pacientes, já em abril do mesmo ano iniciou-se o atendimento de fonoaudiologia, com 8 pacientes, foram aproximadamente 100 atendimentos realizados no ano.
Em 1994 a APPD conseguiu seu espaço próprio, uma casa cedida, e assim o trabalho pode ser ampliado, além da fisioterapia e fonoaudiologia deu-se inicio ao atendimento de psicologia, foram mais de 20 pacientes e mais de 150 atendimentos realizados naquele ano.
Com cada vez mais pessoas da comunidade acreditando na seriedade e importância do trabalho realizado, mais contribuições chegaram, em 1995 a associação mudou-se para Av. Rodrigues Alves, com um espaço maior e mais adequado às necessidades imediatas a rede de assistência aumentou. Ao final de 1995 eram mais de 80 pacientes atendidos em 4 áreas, pois além das três áreas já existentes, uma terapeuta ocupacional iniciou seu atendimento, e já neste ano foram mais 3000 atendimentos realizados.
Em 1998, com mais de 100 pacientes sendo atendidos a APPD ultrapassou os 5000 atendimentos, com seriedade e competência estávamos cumprindo nossa missão, mais e mais pessoas acreditavam no trabalho e suas contribuições tornavam possível que a associação continuasse crescendo.
Com a doação do terreno pela Prefeitura em 2001 e o trabalho do telemarketing alcançando mais pessoas de boa vontade, conseguimos em agosto de 2002 iniciar as obras do Centro de Reabilitação, mas os atendimentos não pararam, em 2005 já eram quase 200 pacientes e mais de 14000 atendimentos no ano.
Finalmente em 2010 o Centro de Reabilitação ficou pronto, foram 9 anos, muito trabalho, mas sem perder o foco no mais importante, o atendimento às pessoas com deficiência. O prédio amplo e espaçoso é totalmente adaptado às necessidades dos pacientes com salas amplas e arejadas e equipamentos que permite a realização de um trabalho com qualidade.
Até hoje mais 3000 pacientes passaram por aqui, historias vencedoras, pessoas que formaram famílias, que graduaram-se em faculdades, que conquistaram seu espaço no mercado de trabalho.
Hoje são mais de 200 pacientes matriculados, cerca de 250 atendimentos por semana e mais de 12000 atendimentos por ano, há ainda muito a ser feito, temos a obra inacabada da piscina, que quando concluída irá abrir um leque imenso de novas possibilidades e novos tratamentos, também com a estrutura que já temos, podemos dobrar o números de atendimentos realizados por semana e ultrapassar a barreira de 25000 em um ano.
Com a sua ajuda e colaboração, podemos acabar com a fila de espera e ir muito mais além. Venha conhecer o centro de reabilitação e ver o nosso trabalho, torne-se um colaborador e ajude-nos a ampliar esta rede de fazer bem!!!