Equipe Multidisciplinar

Fisioterapia

Daniella Silva Oggian,

Rafaela Cequalini Paula Leite,

Bruna Tavares Custódio Carvalho.

 

A Fisioterapia, em sentido amplo, é a ciência que estuda o movimento humano. Com direção restrita à área da saúde, está voltada para o entendimento da funcionalidade humana. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.
O trabalho do Fisioterapeuta na APPD “São Francisco de Assis”, além de  avaliar, reavaliar, prescrever fisioterapia, órteses, próteses, realizar diagnósticos cinesiologio-funcional, prognostico, intervenção e alta, dentro de suas tipicidade assistencial, atua nas mais diferentes áreas da saúde, com procedimentos técnicos, metodologias e abordagens específicas que têm o objetivo de tratar, minimizar problemas, prevenir e curar as mais variadas disfunções.

 

Fonoaudiologia


Ivanoel Gonçalves Vieira,

Graziela Magalhães Silva Ferracim.

 

A Fonoaudiologia é a ciência responsável pela pesquisa, prevenção e diagnostico da habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da fala, da linguagem e da leitura e escrita. Na APPD “São Francisco de Assis” a equipe de Fonoaudiólogas tem como objetivo a avaliação, prevenção e reabilitação:
•  Dos músculos da face e de suas funções: sucção, deglutição, respiração, mastigação e fala;
• Da audição (clínica ou ocupacional), adaptação de próteses auditivas, prevenção e estimulação;
• Da linguagem, em problemas relacionados à aprendizagem da língua, crianças com atraso ou deficiência de linguagem e pacientes que perderam a perderam por algum motivo;
• Vocal de pessoas que apresentam alterações na qualidade vocal e seqüelas causadas por tumores;
• De pacientes com dificuldades de leitura e escrita, proporcionando melhores condições de decodificação e compreensão, além de uma elaborada escrita, mais organizada e com menos erro, de forma que o paciente tome gosto pela leitura e escrita ou minimize a grande aversão que, geralmente, existe por essas atividades.

 

Psicologia

Elaine Gitte Sargiani

Larissa de Vasconcellos Ledesma

 

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano nas suas diversas manifestações consciente e inconsciente, no qual o psicólogo, a partir de uma determinada abordagem teórica, estabelece uma relação profissional com o paciente visando conscientizar os elementos perturbadores da conduta e proporcionar um crescimento e desenvolvimento da personalidade. Na APPD “São Francisco de Assis” o atendimento psicológico estende-se as crianças com necessidades especiais, aos adultos que apresentam AVC (Acidente Vascular Cerebral), Esclerose Múltipla, Mal de Parkinson, entre outros e as crianças até 12 anos com queixa comportamental e ou dificuldade de aprendizagem.

 

Terapia Ocupacional


 Nádia Maria Lopes Cenzi.

 

A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, na educação e na esfera social que reúne tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia de pessoas que por razões ligadas a problemáticas especificas (físicas, sensoriais, psicológicas, mentais ou sociais), apresentam temporariamente ou definitivamente, dificuldades na inserção à participação na vida social.
Na APPD “ São Francisco de Assis”, o Terapeuta Ocupacional atua através da prevenção, habilitação ou da reabilitação da saúde. A reabilitação pode ser efetuada quando a pessoa já perdeu uma capacidade ou quando ela a executa de maneira pouco satisfatória. O Terapeuta prescreve adaptações necessárias de acordo com a necessidade do paciente e o orienta quanto à importância da continuidade do tratamento em sua casa.

 

Assistente Social

Silvana Moraes Gonçalves Pirolla

 

A atuação do Assistente Social dentro da APPD – Associação de Pessoas Portadoras de Deficiência “São Francisco de Assis” visa proporcionar através do conhecimento da realidade humana, as condições básicas para o desenvolvimento sócio-econômico e cultural das pessoas com deficiência e do trabalho com a família, pois é por meio da mesma que o assistente social poderá propor e aplicar mecanismos que visem à orientação familiar e sua integração com a comunidade. Através do trabalho em rede, busca parcerias com as diversas áreas da assistência social no município, visando atender adequadamente as demandas da instituição. O assistente social tem como atribuição também, a captação de recursos, proporciona atendimento à pessoa com deficiência quanto ao BPC – Benefício de Prestação Continuada, realiza estudo de caso com a equipe técnica, orienta os beneficiários quanto aos direitos e deveres da pessoa com deficiência, promove ações para inclusão social da pessoa com deficiência e inserção de suas famílias no espaço institucional, com objetivo de trabalhar suas dificuldades tais como: negação, resistência, etc., oportunizando o pleno desenvolvimento da pessoa com deficiência.