A cor da alma
Meu café é preto, normalmente muito preto. O que lhe dá corpo é o pó. No meu caso, extra-forte.
Meu leite é branco, como deve ser todo leite. O que lhe dá corpo é a lactose.
Nem um, nem outro existiriam sem água que lhes dá fluidez e vida. Desidratados são apenas poeira inerte.
Mesmo o mulato pingado, mais ou menos escuro ao gosto de cada um, não seria nada se não fosse composto essencialmente de água.
E a água é transparente. Incolor dizem os químicos.
Eu sou branco, palidamente branco, quando muito avermelhado se exposto excessivamente ao sol.
Meu amigo Nivaldo é negro. Bastante negro, exposto ou não aos raios ultra-violeta.
Branca é só a minha casca, como é negra a casca do Nivaldo. Humanos, como somos, nossas almas, como a água, são transparentes.
Dão vida ao corpo, como a água dá vida ao café e ao leite. Alma não tem cor, sua qualidade não se define pela cor da pele, invólucro perecível da existência.
O que não significa que muitos brancos ainda insistam em atribuir almas brancas aos negros que eles consideram de melhor qualidade.
Como se a cor da pele e, nesse caso, da alma, definisse a qualidade ou a humanidade de um ser.
Pior ainda se considerarmos que são justamente as mesmas pessoas que se dizem igualitárias e sem preconceitos que falam essas bobagens.
E, ao falar tamanha asneira, acabam por condenar humanos de outras fisiologias e anatomias que não às suas, à exclusão da sociedade que dizem ser de todos.
Humanos somos. Uma só raça, uma só identidade, um único conjunto de deveres e direitos éticos.
Diversos na apresentação, nas necessidades, nas habilidades.
O que passar disso é discriminação.
Descrição da imagem: uma série de pequenas fotos de mãos negras e brancas realizando diferentes movimentos em conjunto.
Fonte: http://xiitadainclusao.blogspot.com.br/
Autismo – escolha o azul
Para escolher brinquedos para crianças autistas siga os gostos e os interesses da criança.
É possivel Ignorar as recomendações de idade para os brinquedos desde que a menos que não haja um risco de segurança, e não se preocupe com o que as outras crianças da mesma idade brincam… Cada criança, autistas ou não, é única.
Abaixo 8 dicas na hora da escolha.
1- Observe a criança ao brincar. Muitas crianças com TEA tendem a brincar com partes de brinquedos, em vez de o brinquedo como um todo. Mesmo assim, eles fornecem pistas sobre o que agrada a eles tanto quanto a cor, textura e movimento.
2- Observe a criança na sua auto-estimulação e comportamentos. Estes comportamentos são geralmente manifestações de uma necessidade sensorial. Escolha brinquedos que possam ser usados para atender a essas necessidades. Por exemplo, uma criança que bate suas mãos pôde gostar de brinquedos como chocalho (ou instrumentos de brinquedo como pandeiro, banjo, bombo, etc.)
3- De preferencia para os brinquedos que podem ser usados para ajudar a criança a atingir essas metas como treinar habilidades motora e fina.
4- brinquedos feitos especificamente para a estimulação sensorial, desenvolvimento e habilidades sociais. Alguns desses brinquedos pode ser feito especialmente para crianças com autismo, ou também podem ser brinquedos cotidianas que muitas crianças gostam.
5- Escolha brinquedos para crianças autistas que integram os sentidos. Escolhas ideais incluem balançar, sentar-e-girar, trampolins e piscinas de bola. Estes brinquedos são ótimas para habilidades motoras brutas, coordenação olho-mão, atividades vestibulares e estimulação visual.
6- Lembre-se o básico. Brinquedo simples, como blocos, bailes e jogos de tabuleiro clássicos serve para muitos propósitos, incluindo interação. Estes brinquedos simples podem ser usadas para atividades de imitação e por sua vez, tomando, ajudando a criança a desenvolver habilidades sociais.
7- Alguns brinquedos grandes para crianças autistas oferecer uma oportunidade para que as crianças toleram texturas inusitadas. Estes incluem areia e água, argila mesas de moldagem e tintas de dedo. Alguns itens domésticos comuns, como macarrão não cozido, arroz e lentilhas pode ser usado em brincadeirassensoriais.
8- Os instrumentos musicais são excelentes brinquedos para crianças com autismo. Eles integram os sentidos e pode ser usado para o desenvolvimento da linguagem. Instrumentos de sopro ajudar a desenvolver habilidades motoras orais. Bateria, teclados e xilofones são ideais para combinar motora fina, estimulação visual e auditiva.
Dicas:
-Incentive a interação durante o jogo.
-Imite e incentive a imitação.
– Deixe o tempo para o jogo independente.
– Evite comprar brinquedos que possuem peças muito pequenas que podem representar um risco de asfixia.
edição de imagem : Síndrome de Asperger – Autismo infantil